Regulamento 2019

Leia atentamente antes de realizar a inscrição!

O que é?

A Maratona Baiana de Programação é uma competição realizada nos moldes da Maratona de Programação (MDP) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) com o objetivo de alavancar a participação da Bahia em competições nacionais e internacionais, como a MDP e o International Collegiate Programming Contest da Association for Computing Machinery (ACM).

Competições de programação visam promover nos alunos a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão. Por este motivo, diferentes instituições e empresas têm valorizado cada vez mais os alunos que participam em eventos do tipo.

A Maratona Baiana é uma competição de times destinada apenas a estudantes universitários (graduação e início da pós-graduação) regularmente matriculados em qualquer curso de Instituições de Ensino Superior (IES) localizadas no estado da Bahia. Os times são compostos por três alunos de uma mesma IES, que tentarão resolver durante 5 horas o maior número possível dos problemas entregues no início da competição. Para tanto, os times têm à disposição apenas um computador e material impresso (livros, manuais, etc).

 

Como participar?

Cada time é composto por um técnico (que deverá ser docente da IES do time ou deverá ser indicado por um docente para este fim), três integrantes (veja o regulamento para mais detalhes sobre a elegibilidade de cada integrante) e um reserva (opcional). O técnico é responsável pela inscrição e por atestar à organização do concurso que os integrantes dos times de sua IES atendem aos requisitos para participar da competição.

Se você deseja competir na Maratona Baiana, forme seu time! Procure um professor de sua IES para que ele ajude você e seu time sendo o técnico, e informe-o dos procedimentos de inscrição. Se você é professor de uma IES, reúna seus alunos e monte seus times!

 

Formação de times

Os times representam a IES e a cidade de onde vêm. Assim, por exemplo, o IFBA poderá contar como várias IES: IFBA-Salvador, IFBA-Santo Amaro, IFBA-Jequié, etc. O par IES+cidade será chamado de escola a partir deste ponto.

Um time é formado por um técnico, três alunos e no máximo um reserva, e o limite de vagas por escola em 2019 será de três times. Caso haja disponibilidade de vagas adicionais, a organização fará ampla divulgação entre os técnicos com times já inscritos. Um único técnico pode representar múltiplos times de uma escola, e todo técnico deverá ser um docente da escola ou ser indicado para esta função por um representante instituicional.

Competidores e reservas devem ser alunos regulares de cursos de graduação ou pós-graduação da escola (não é necessário que todos os membros estejam no mesmo curso). A participação do reserva se dará apenas em caso de problema com um dos competidores antes da competição, e a substituição deverá ser comunicada à organização até, no máximo, a véspera da competição. No dia da competição não há possibilidade de substituições em um time. Times com menos de três integrantes devidamente regularizados no dia da competição serão desqualificados.

Um time é elegível se todos os seus membros (competidores e reserva) satisfizerem estas três condições: (1) não ter participado de mais de uma final mundial do ICPC; (2) não ter participado de mais de quatro etapas regionais da MDP; (3) ter iniciado o primeiro curso universitário (mesmo que incompleto) em 2015 ou anos posteriores OU ter nascido em 1996 ou anos posteriores. A terceira condição pode ser reconsiderada pela organização em casos de afastamento por motivos de saúde, alistamento militar, etc. Para tanto, o técnico deve apresentar um pedido circunstanciado à organização.

 

Times "café-com-leite"

Times que não satisfazem o regulamento acima podem competir como "café-com-leite", e participarão do evento sob o mesmo formato, porém sem disputar colocações oficialmente (ex: medalhas, trofeu, etc). Como não disputarão colocações, times "café-com-leite" podem conter indivíduos, estudantes ou não, de diferentes instituições ou sem nenhum vínculo instituicional. Basta conter três integrantes.

 

Formato da competição

A prova da Maratona Baiana de Programação será disponibilizada em português e conterá diversos problemas que devem ser resolvidos durante 5 horas de competição. Todos os problemas podem ser resolvidos em qualquer uma das seguintes linguagens de programação: C, C++, Python ou Java. Para a implementação, os times terão à disposição um computador e todo o material escrito que desejarem. Entretanto, não poderão fazer uso de material armazenado em meio digital ou ter acesso à Internet durante a competição.

Quando um time julgar que tem um programa que resolve um problema, ele pode submetê-lo à correção dos juízes, que compilam e executam este programa para uma bateria de testes desconhecida dos times. Um problema é considerado resolvido se, para todos os testes da bateria, ele devolve o resultado esperado pelos juízes. Para cada submissão, o time recebe uma resposta que indica se o problema foi resolvido ou se ocorreu algum erro, como: resposta errada, tempo de execução excedido, erro de execução, erro de compilação, etc.

O time vencedor é aquele que resolve a maior quantidade de problemas nas 5 horas de competição. Empates no número de problemas resolvidos são classificados pelo tempo corrigido, vencendo aquele que tem o menor tempo corrigido. O tempo corrigido do time é dado pela soma dos tempos corrigidos dos problemas corretamente resolvidos pelo time. O tempo corrigido de um problema é dado pelo número de minutos decorridos desde o início da competição até o momento da primeira submissão correta somado com uma penalidade de 20 minutos por submissão incorreta feita anteriormente neste problema. Em caso de empate, será considerado vencedor o time cuja última submissão correta tenha sido feita mais cedo. Persistindo o empate, passará à penúltima submissão correta e assim por diante. Se persistir o empate a organização fará um sorteio entre os times envolvidos.

A organização da competição é responsável pela decisão de qualquer caso não previsto. Os times inscritos permitem o uso e divulgação de suas imagens e dos programas submetidos pela organização da competição.