Lista das principais atrações turísticas de Salvador e suas respectivas localizações.
O Pelourinho, popularmente chamado de Pelô, é o nome de um bairro de Salvador. Se localiza no Centro Histórico da cidade, e possui um conjunto arquitetônico colonial barroco brasileiro preservado e integrante do Patrimônio Histórico da UNESCO.
Mercado Modelo é um mercado de artesanato localizado na cidade de Salvador. Em arquitetura do estilo neoclássico, a edificação é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Abriga 263 lojas que oferecem a maior variedade de artesanato, presentes e lembranças da Bahia.
O Farol da Barra ou Farol de Santo Antônio localiza-se na Ponta de Santo Antônio, em Salvador. O farol primitivo foi o segundo existente em todo o continente americano, antecedido somente pelo farol do antigo Palácio de Friburgo no Recife.
O Elevador Lacerda é o primeiro elevador urbano do mundo. Em 8 de dezembro de 1873, quando foi inaugurado, era o mais alto do mundo, com 63 metros. É um dos principais pontos turísticos e cartão postal da cidade. Do alto de suas torres, descortina-se a vista da Baía de Todos-os-Santos, do Mercado Modelo e, ao fundo, o Forte de São Marcelo.
A Igreja Nosso Senhor do Bonfim é um templo católico localizado na Sagrada Colina, na península de Itapagipe, em Salvador. É lá que são distribuídas as famosas fitinhas do Bonfim. Para o povo baiano, a Igreja do Bonfim é o maior centro da fé católica, e ainda daquelas que, pelo sincretismo, têm no local o ponto máximo da religião.
O Rio Vermelho é um bairro localizado na orla marítima da cidade de Salvador, na Bahia, no Brasil. Neste bairro estão situados luxuosos hotéis e pousadas, sendo intensa sua vida noturna. Conhecido pelo clima boêmio, pelos acarajés de Cira, de Regina e de Dinha, e pela colônia de pescadores, seus moradores comemoram anualmente a Festa de Iemanjá.
O farol de Itapuã ou farol da Ponta de Itapuã é um farol em Salvador. Se situa na praia de Itapuã, a cerca de 23 quilômetros do farol de Barra. Trata-se de uma torre troncónica em ferro fundido com 21 metros ligada à praia por uma ponte de concreto. O farol está pintado com barras horizontais brancas e vermelhas.
O Solar do Unhão constitui-se em um expressivo conjunto arquitetônico, integrado pelo Solar, pela Capela de Nossa Senhora da Conceição, um cais privativo, aqueduto, chafariz, senzala e um alambique com tanques. O conjunto atualmente sedia o Museu de Arte Moderna da Bahia.